Leitura de jornais impressos caiu 13% e acesso a publicações digitais comerciais cresceu apenas 5,8% em 2021

 

O consumo de jornais impressos em 2021 apresentou queda de 13%, enquanto o de jornais digitais cresceu 6%, mostram dados do IVC (Instituto Verificador de Comunicação) compilados pelo Poder 360

Para a análise foram escolhidas 10 publicações – Super Notícia, Estadão, O Globo, Folha de S. Paulo, Zero Hora, Valor, Estado de Minas, Correio, A Tarde e O Povo. Elas tiveram 12,8% de queda em comparação com 2020 nas suas vendas em papel.

Somente o Estado de Minas (16,6%) e a Folha de S. Paulo (1,2%) registraram avanço nas vendas em 2021.

A curva dos últimos cinco anos mostra claramente a tendência de redução da tiragem de publicações impressas: na somatória dos 10 veículos, a tiragem caiu a menos da metade (redução de 57%), de 883 mil para 382 mil.

Por outro lado, as mídias digitais se mantêm como tendência. O consumo de jornais neste formato – seja os comerciais – seja os independentes – cresceu 5,8% em 2021. É a primeira vez que os mesmos jornais citados – no ambiente virtual – superam, somados, a casa de 1 milhão de assinantes on-line.

Veja os gráficos da imprensa em papel:

 

 

Fonte:https://www.agendadopoder.com.br/uncategorized/leitura-de-jornais-impressos-caiu-13-e-acesso-a-publicacoes-digitais-comerciais-cresceu-apenas-58-em-2021/

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