Datafolha: Lula lidera com 43% e Bolsonaro marca 26% no 1º turno; polarização persiste

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas entre os dias 22 e 23 de março em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando, com 43%, a corrida para o Palácio do Planalto, 17 pontos à frente do presidente Jair Bolsonaro, que chegou a 26% das intenções de voto na disputa e teve melhoria em alguns números, especialmente na pesquisa espontânea.

Empatados em terceiro lugar vêm o ex-juiz Sergio Moro (Podemos, 8%), e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT, 6%), seguidos de perto por um pelotão de adversários.

É o que indica a nova pesquisa do Datafolha sobre a eleição presidencial de outubro, feita com 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o país, nesta terça (22) e quarta-feira (23). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08967/2022

A pesquisa não pode ser diretamente comparável à pesquisa anterior realizada pelo Datafolha feita de 13 a 16 de dezembro, por aplicar cenários distintos — basicamente, retirando nomes que saíram da disputa, como o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) , do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e do ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido).

Foram incluídos nas simulações deste levantamento os nomes de Vera Lúcia (PSTU), André Janones (Avante) e Leonardo Péricles (UP).

Em relação a pesquisa de dezembro do ano passado, o Datafolha aponta uma distância menor entre Lula e Bolsonaro. Na ocasião, o petista oscilava entre 47% e 48% das intenções de voto, a depender do cenário, enquanto o atual presidente variava entre 22% e 21%.

 

A pesquisa estimulada não pode ser comparada com o levantamento anterior, de 13 a 16 de dezembro em função da mudança de nomes.

O Datafolha especulou quatro cenários, com mudanças apenas no andar abaixo dos quatro primeiros colocados. Os resultados foram semelhantes para eles, tomando por base a hipótese 1: Lula tem 43%, Bolsonaro, 26%, Moro, 8% e Ciro, 6%.

Neste desenho, eles são seguidos pelo governador paulista, João Doria (PSDB) e pelo deputado Janones, ambos com 2%, empatados tecnicamente com o pelotão do 1%: Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia e Felipe D’Ávila (Novo). Péricles não pontuou. Brancos e nulos somam 8% e não souberam responder, 2%.

O cenário, portanto, consolida por ora a polarização entre Lula e Bolsonaro, exatamente o que os estrategistas de ambos os lados desejavam desde o ano passado, quando o Supremo Tribunal Federal abriu o caminho para a candidatura de Lula ao restituir seus direitos políticos em meio à anulação de condenações impostas pela Operação Lava Jato de Moro a ele.

* Com informações da Folha de São Paulo; em atualização

Fonte: https://www.agendadopoder.com.br/manchete/datafolha-lula-tem-43-no-primeiro-turno-contra-26-de-bolsonaro/

Postar um comentário

0 Comentários