André Ceciliano defendeu o fortalecimento da economia do Estado do Rio através da ciência e da tecnologia
O deputado André Ceciliano (PT) defendeu o fortalecimento da economia do Estado através da ciência e da tecnologia durante um evento estudantil na Universidade Federal do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (23). O evento contou com a presença do deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e da coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Tatiana Roque.
“A gente tem a academia, o complexo industrial da Saúde, a Fiocruz, institutos federais, universidades. Temos o conhecimento de pesquisa e desenvolvimento e precisamos usar esse saber para colocar na prática tudo aquilo que é produzido aqui”, disse Ceciliano, lembrando que as primeiras doses da vacina contra Covid-19 produzidas no Rio de Janeiro, pela Fiocruz, já começaram a ser aplicadas. “Aqui é um exemplo para o Brasil e precisamos transformar nosso conhecimento em produtos”, afirmou.
Ceciliano também citou como exemplo a COPPE, vinculada à UFRJ, que possui a tecnologia necessária para fazer a transformação do gás natural, que tem mais de 70% da produção nacional no Rio, em fertilizantes nitrogenados – atraindo investimentos previstos no Plano Nacional de Fertilizantes. “Nós fizemos uma reunião com os técnicos da COPPE e precisamos transformar esse conhecimento para atrair investimentos. No ano passado, 90% dos fertilizantes usados nas lavouras do país foram importados”, comentou.
O deputado voltou a criticar a instalação de termelétricas no Norte, Noroeste e Centro-Oeste do país, conforme previsto em lei sancionada pelo Governo Federal. “Em vez de gastar R$ 100 bilhões para levar o gás natural aqui do Sudeste para essas regiões do país, precisaríamos de apenas R$ 2 bilhões para trazê-lo da bacia de Santos até o Rio”, disse Ceciliano.
Transformação pela Educação
No evento, Ceciliano ainda lembrou sua trajetória desde criança, quando começou a trabalhar aos nove anos, até ir para o mercado financeiro, aos 17. André Ceciliano também lembrou que foi prefeito de Paracambi por dois mandatos, depois de concorrer ao cargo e perder a eleição por menos de 100 votos, sendo reeleito no pleito seguinte à deputado estadual.
Quando prefeito, foi responsável pela implementação da Fábrica do Conhecimento, um complexo educacional com 16 cursos superiores, sete de pós-graduação, escolas de ballet e música e instituições técnicas. “Em Paracambi, sempre priorizamos a Educação. Quando entramos na prefeitura em 2021, vimos alunos da 7ª série que sabiam sequer ler e escrever porque o prefeito anterior tinha adotado o sistema de aprovação automática. Universalizei a Educação Infantil, implementei aulas de reforço e erradicou o analfabetismo na cidade. É um orgulho para nós e temos que fazer isso em todo o estado: uma escola com cultura, com teatro, com dança, como foi em Paracambi”, comentou.
Fonte: O Itaperunense

.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários