O METAVERSO NO MUNDO DO DIREITO

 


Já em 1992 – Século XX - se falou em metaverso. Um mundo virtual. Um complexo de realidade virtual dentro da internet. Agora em 2022 – Século XXI – temos um ambiente virtual capaz de interagir com o mundo real, com avatares e realidade aumentada. E não é só isso! O Direito terá que se adequar às novidades que batem à porta. Porta dos empresários, dos trabalhadores e da própria Justiça.

O metaverso está aí. Já está nas relações sociais. Sem fronteiras. Sem barreiras físicas. Num mundo sem volta. A União Européia já regulamenta o metaverso no direito digital. Aqui no Brasil teremos que criar ações apropriadas no mesmo sentido.

Já há projeto piloto para Varas do Trabalho usarem esse novo mundo. Ou esse mundo novo. Lá na realidade do metaverso haverá possibilidade de (re)criar as coisas. A vida como ela é. As relações entre patrão e empregado poderão ser dispostas numa audiência virtual; com todos presentes; cada qual de onde estiver; e poder sentir um mundo como que real, uma realidade que assusta, pois já se fala em sentir calor, frio, apertar a mão do outro, ter sentimentos e reações numa sala do metaverso como se tudo estivesse acontecendo ali, bem em nossa volta como no saudoso mundo do Século XX.

Não se trata de uma invenção como foram o telégrafo, o telefone, a televisão, o avião, etc. É muito mais. É criar um mundo novo que acontecerá em paralelo com o mundo que aí está.

Uma sala de audiência, uma sala de aula, uma palestra ou reunião, tudo acontecendo realmente no mundo do metaverso. Talvez não nesse mundo real com suas limitações.

O mundo do metaverso usa da inteligência artificial, transações comerciais serão por lá realizadas, com uma moeda digital própria, sensores holográficos, fones de ouvido, óculos, luvas vestíveis que buscam emular a sensação do tato, roupas apáticas, etc. uma verdadeira sensação de realidade.

Não só as regulamentações do direito devem ser revistas e atualizadas para ajustar esse mundo do metaverso, também as barreiras tecnológicas devem ser rompidas e facilitar o acesso a todos.

Prepare o seu coração. Prepare-se para esse mundo cada vez mais real, apesar de ocorrer no ambiente do metaverso. Aguarde e verá. 

Procurador Ronaldo Borges/Ronan - (doutorronaldoborges.com.br)  

 

Postar um comentário

0 Comentários