3° Ponte sonho e desejo de todos os bom-jesuenses? ou Utopia dos prefeitos Serginho Cyrillo e Toninho Gualhano ?

 


 

No dia 19/10/2022, os prefeitos Paulo Sérgio Cyrillo (Serginho Cyrillo) de Bom Jesus do Itabapaba-RJ e Toninho Gualhano de Bom Jesus do Norte-ES, eufóricos, anunciaram através de vídeo nas redes sociais, a construção da 3° ponte ligando os dois municípios, o documento apresentado no vídeo é um “Termo de Anuência”, não apresentaram projeto, fonte de recursos para construção de uma obra desse porte.

Pois bem, não passa de uma utopia dos prefeitos, vejamos:

1 – obra desse porte precisa ter um padrinho político muito forte (deputado).

2 – mencionam o nome dos governadores Cláudio Castro, reeleito (RJ) e Casagrande, disputando o 2° turno (ES), Casagrande não pode prometer nada, pois não ganhou a eleição ainda.

3° - quem tem um mínimo de experiência política e passagem pelo serviço público, sabe que as coisas não acontecem num estalar de dedos, é tudo muito demorado e burocrático, Serginho Cyrillo não tem muita experiência política e nunca trabalhou no serviço público, já Toninho Gualhano tem experiência política, foi vereador, disputou várias eleições como candidato a prefeito e servidor público estadual da secretaria de Segurança Pública por mais de 30 anos, por sinal um exemplo de servidor público.

4º – todos sabem que a partir de 1° de janeiro de 2023 inicia um novo ciclo nos Poderes Executivo Estadual e Assembléias Legislativas, os primeiros dois anos são de ajustes administrativos e financeiros, praticamente não se investe em obras, mesmo para os governadores e deputados reeleitos, o foco é o entendimento dos governadores com os deputados na formação de sua base de sustentação parlamentar e definição de nomes sugeridos pelos deputados para cargos comissionados em suas bases de atuação.

5º – no dia 19/10/2022 a CPI da Dívida Pública da Alerj aprovou o relatório final da comissão, contendo diversas recomendações ao Governador, segundo o deputado Luiz Paulo o estado do Rio deixará de arrecadar em 2023 cerca de R$ 5 bilhões com o ICMS, em conseqüência da perda de 18% de arrecadação na alíquota sobre combustíveis, energia elétrica, gás natural, telecomunicações e transporte público, um cenário preocupante.

6º – para não alongarmos muito, citamos o exemplo da obra da Ponte da Integração, que vai encurtar a distância entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, estava parada há 40 anos. A conclusão é importante para a recuperação econômica do Norte e Noroeste Fluminense. Vai beneficiar um milhão de pessoas, melhorando o trabalho dos produtores rurais e alavancando o turismo. 


 

Essa obra é uma piada, ora é o TCE, ora empresa vencedora da licitação, concluindo retomam as obras e dias depois paralisam, um verdadeiro engodo.

Como o Governo do Estado dará início em uma nova obra de construção de ponte, se não concluiu uma quase pronta, numa região cheia de caciques políticos com mandato, que irá beneficiar um milhão de pessoas?

Infelizmente a realidade é essa, a 3° Ponte ligando os dois municípios, não irá sair tão cedo, é uma utopia dos prefeitos Serginho Cyrillo e Toninho Gualhano, é preciso pés no chão e encarar a realidade, sair do mundo da lua, com o povo não se brinca.

 


Por Adriano Souza

Postar um comentário

0 Comentários