Manoel Mangaravite relembra a importância de Emir Bussade para a região

  

Manoel Mangaravite, Emir Bussade e vereador José Manoel

Foto: arquivo pessoal do sr. Manoel Mangaravite

 

 

Manoel Mangaravite fala da importância de Emir Bussade para o desenvolvimento sócio econômico da região e relembra a história da Usina Mangaravite.

 

Manoel Mangaravite da Silva começou sua vida profissional na usina hidroelétrica Mangaravite em 1952 na construção da barragem. Inclusive a Yamagata Engenharia, empresa que construiu a usina, ainda existe e está sediada na cidade de São Paulo.

Após a construção, Manoel foi para o exército onde ficou até 1961. Como seu pai, o saudoso José Mangaravite, filho de imigrantes italianos, era muito amigo de Emir Bussade, Manoel voltou a trabalhar na usina. Em 1976, a administração da usina passou para a Escelsa e Manoel passou a trabalhar na empresa e ficou por lá até se aposentar.



Faziam parte da administração da usina o ex-prefeito de Bom Jesus do Norte João Batista, Ricardo Medina. Olívio Bastos um ilustre bom-jesuense que foi importantíssimo no início da empresa.



Segundo Manoel, o Emir Bussade era uma pessoa com uma bondade ímpar, algo raro de se ver nos empresários nos dias de hoje. Emir doava energia para algumas instituições filantrópicas e igrejas, inclusive o Hospital São Vicente de Paulo foi uma das instituições beneficiadas.



Como existia muita inadimplência, não era possível investir na modernização e no crescimento para suprir de forma eficiente toda a demanda de energia, mesmo assim foi construído mais um gerador para aumentar a capacidade de geração de energia. Foi necessário comprar energia da usina Franco Amaral para poder atender toda a demanda.



Em cada localidade atendida pela empresa havia um representante da usina que morava no local para fazer a manutenção dos equipamentos e atender a população local.

 

 

Manoel visitando a usina e relembrando os momentos de convívio na empresa.

 

Emir Bussade era uma pessoa querida, pois sua usina levou grande desenvolvimento para a região. A Companhia de Luz e Força distribuía energia para parte do norte-fluminense e sul-capixaba. As localidades atendidas pela empresa eram: Bom Jesus do Norte (ES), Ponte do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul (ES), Apiacá (ES), São Benedito, distrito de São José do Calçado (ES) e Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e suas Usinas Santa Maria e Santa Isabel, além de Santo Eduardo, distrito de Campos dos Goytacazes (RJ).


O nome Mangaravite da Hidrelétrica veio por ser a família donas das terras da região.

Emir era casado com Amélia Bussade e teve os filhos Terezinha Bussade (in memoriam), Carlos Antônio (Kaká).  Por: Blog Minha Cidade  



 

 

Postar um comentário

0 Comentários