Para dar exemplo, Lula será um dos primeiros brasileiros a tomar, hoje, a quarta dose contra a Covid19.

 


O presidente Lula (PT) participa nesta segunda-feira (27) do lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, que tem por objetivo retomar a cultura vacinal brasileira.

No evento, o presidente receberá a quinta dose da vacina contra a Covid-19, para dar o exemplo.

“A campanha também marca o início da aplicação no país das vacinas bivalentes, que são eficazes no combate tanto do novo coronavírus original quanto de suas variantes mais recentes, como a ômicron”, explica a reportagem.

No último domingo (26) completaram-se três anos desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, em 2020. A doença matou quase 700 mil pessoas no Brasil.

Segundo o Globo on-line, pessoas de diferentes faixas etárias poderão receber as vacinas bivalentes contra a doença. O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19, porém oferece uma proteção maior ainda contra as novas variantes da Ômicron.

O ministério da Saúde dividiu os grupos prioritários em cinco fases. Num primeiro momento apenas idosos com 70 anos, pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, além de imunocomprometidos.

São eles: pessoas que passaram por transplante de órgão ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses 120 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias; crianças com doses de prednisona, ou equivalente, de 2 miligramas por quilo por dia por mais de 14 dias e até l0 quilos Kg; pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizam tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; pessoas com neoplasias hematológicas.

Na segunda fase, o órgão colocou pessoas de 60 a 69 anos de idade. Gestantes e puérperas englobam o terceiro grupo. Trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente fazem parte da quarta e quinta fase, respectivamente.

 


Por: Agenda do Porder.


Postar um comentário

0 Comentários