Os sonhos são feitos para serem realizados. Luiz Netto Lopes Borges, o Bom-jesuense que sonhou, persistiu e não desistiu!

 

 

chegou o momento de comemorar o sonho realizado, Luiz Netto está matriculado na UFV - Universidade Federal de Viçosa - Curso de Medicina.



Luiz Netto Lopes Borges, bonjesuense, nascido a 05 de julho de 2001,


Filho de Messias Ferreira Borges (comerciante bonjesuense conhecido com o Júnior da Casa e Cor, o antigo Júnior OACIL) e Dayse Sampaio Lopes Borges (Professora do estado do RJ e ES)

Luiz é o filho mais velho do casal e recebeu esse nome para homenagear o avô Rev. Luiz Lopes.

Luiz estudou na Escola Trenzinho da Alegria no maternal e educação infantil, e Escola Adventista na educação infantil até a 5º ano do ensino fundamental, depois estudou o 6º e 7º ano do ensino fundamental no Prisma (Colégio que funcionava na época no prédio da FAMESC).

 No 8º e 9º ano do ensino fundamental, estudou em Itaperuna no Externato Duque de Caxias e fez o ensino médio no Colégio Único em Itaperuna. 

Luiz Netto fez KUMON na infância quando sua avó ainda era viva, professora Edir Sampaio Lopes e ficou matriculado até 2015, quando a sua mãe fechou a franquia do KUMON em Bom Jesus do Itabapoana. 
O KUMON ajuda muito aos alunos para serem proativos, autodeterminados, autodidata.
 
Luiz Netto fez cursos de inglês em Bom Jesus do Itabapoana no CCAA e Number One. Terminou o ensino médio com 17 anos e no ENEM alcançou uma pontuação que o permitia entrar para medicina em faculdades particulares, porém para universidades públicas, entraria em Nutrição, Enfermagem e em outros cursos em várias universidades públicas, mas o objetivo dele era a medicina e ele queria a universidade pública. 

Chegou a entrar no cartaz que o Colégio Único fez dos aprovados, como aprovado em Nutrição para UFV, mas esse não era o seu objetivo. No ano seguinte, em 2019, deciciu fazer um curso pré-medicina e foi morar em Viçosa e estudou no curso Ômega. 

A família conheceu Viçosa e a UFV todos começaram a sonhar com a aprovação do Luiz para aquela universidade linda. No final de 2019, fez o ENEM e mais uma vez não alcançou a nota para entrar em universidades públicas para medicina, entraria para medicina em faculdades particulares, mas ele insistia que queria a universidade pública. Luiz Netto sempre foi bom aluno, disciplinado, estudioso e nesse momento, algumas pessoas começaram a dar sugestões aos pais para pagarem a faculdade particular para o Luiz. 

E os pais explicavam que esse era um desejo dele, que eles como pais, estavam apenas deixando o filho ir em busca de seu objetivo.


 Chegou a pandemia em 2020 e Luiz ficou em casa estudando on line e ao final do ano, a nota do ENEM foi maior, mas sempre o permitia entrar e escolher faculdades particulares, nas universidades públicas ele não alcançava nota. 
Chegou 2021 ainda com a pandemia e Luiz continuou estudando em casa em cursos on line de pré-ENEM e redação. Ao final de 2020 e 2021 mais uma vez a nota dele o permitia entrar em faculdades particulares e não em universidades públicas. 

Porém no final de 2021 ele ficou na lista de espera de algumas universidades públicas de MG e chegou a cogitar alguma faculdade particular para que ele se matriculasse para 2022, mas voltou ao foco e comunicou aos pais que iria tentar mais uma vez, mas que dessa vez queria ir para Juiz de Fora, estudar no CAVE MED. A família o levou para Juiz de Fora e o matriculou no CAVE MED. 

Durante o ano de 2022 ele estudou com muita dedicação e deu o seu melhor morando em Juiz de Fora e pagando o preço de ir em direção ao seu sonho, de alcançar o seu objetivo.

E em 2023 quando saiu o resultado do ENEM, veio a recompensa, Luiz Netto havia passado em mais de 35 universidades públicas do sul ao norte do Brasil. Chegou o momento do SISU e ele fez a opção pela UFV, a universidade que ele havia conhecido em 2019 e havia sonhado em ser aprovado para lá.

Ficam algumas reflexões:

- Deus é dono do tempo e Ele faz todas as coisas no tempo D’Ele, no tempo certo. Quando Luiz Netto morou em Viçosa em 2019, a família comprou alguns móveis que depois com a pandemia, ficaram no apartamento do primo. Agora em 2022, ao passar para Viçosa ele só foi ao apto do primo para pegar parte dos móveis que já eram dele.

- Se você tem um objetivo, lute por ele que você consegue alcançar. Não pode no meio do caminho ouvir conselhos do que os outros pensam e acham que têm a sugestão ou a melhor decisão. Se você, tem o seu objetivo, persista nele. Se Luiz Netto ouvisse os conselhos de muitas pessoas que falavam com ele para começar na faculdade particular e ele tivesse desistido, Luiz Netto não estaria vivendo a alegria de ver que sua persistência valeu a pena. Ele está vivendo a realização do seu sonho. E a batalha que mais se lutou para vencer não tem mais o sabor da vitória? Luiz está saboreando a sua vitória agora.

- O apoio da família é muito importante nessa fase para os jovens. Nesse caso, os pais de Luiz Netto decidiram o apoiar na decisão dele. Os pais nunca opinaram falando que era para começar numa particular ou que estava demorando. No fundo toda a família fica nervosa com essa demora, mas é preciso deixar o jovem lutar em direção do seu objetivo.

- Em 2021 o filho mais novo do casal, Matheus Lopes Borges, terminou o ensino médio e passou para Engenharia da Computação no IFF em Cachoeiro, toda a família ficou muito feliz com essa aprovação do Matheus, porém Luiz Netto não se abalou ou ficou com ciúme em ver o irmão mais novo já aprovado em uma universidade pública, ele tinha o seu objetivo e mesmo assim no início de 2022 ele optou por fazer mais um ano de curso pré-medicina. No 2º semestre de 2022 o filho Matheus Lopes Borges foi aprovado em 1º lugar no IFF de Bom Jesus do Itabapoana para Engenharia da Computação e iniciou o nível superior em um instituto federal. Luiz Netto continuou correndo atrás do seu sonho estudando no cursinho do CAVE MED em Juiz de Fora.

Os sonhos são feitos para serem realizados.

Por: Professora Dayse Sampaio para o Blog Resenha Do Dia.


Postar um comentário

0 Comentários