Secretaria de Educação de Calçado prioriza a agricultura familiar na merenda das escolas da Rede Municipal de Ensino



Em atendimento às diretrizes da resolução Nº 06, DE 08 de Maio de 2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), a Prefeitura de São José do Calçado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, não tem medido esforços para seguir à risca todas as determinações indicadas para implantar uma alimentação saudável nas escolas da Rede Municipal de Ensino

De acordo com a nutricionista da Secretaria, Lissiane Balbi, o foco é balancear a merenda escolar no valor energético específico para cada faixa escolar e etária, desde a creche até a educação integral, de acordo com as diretrizes da nova resolução. "Por ser uma resolução relativamente nova e que foi lançada durante a pandemia, muitas escolas ainda não se adequaram às mudanças nas diretrizes. Por exemplo, em creches não podemos ofertar açúcar, achocolatados, alimentos industrializados e ultraprocessados. Damos prioridade aos alimentos naturais e minimamente processados, em sua grande maioria adquiridos através de parcerias com a agricultura familiar local e regional, o que garante alimentos frescos e saudáveis e ajuda a aquecer a economia local. Importante ressaltar que temos crianças com necessidades especiais na alimentação, como portadores de diabetes e doença celíaca. Para estas crianças nós preparamos um cardápio diferenciado, de acordo com suas necessidades individuais", informou a nutricionista.

Para o secretário municipal de Educação, Ciro Passalini, a maior preocupação hoje é a qualidade da merenda oferecida. "Com a implantação do Tempo Integral, nós temos cobrado muito do nosso departamento de nutrição a busca de uma merenda de qualidade, dentro das diretrizes e exigências do FNDE. Hoje nossa rede municipal está em um nível nunca antes alcançado em nossa qualidade de merenda. Por lei, temos que aplicar pelo menos 30% da verba na agricultura familiar, mas chegamos a aplicar até 100%. Quero agradecer a todas as pessoas envolvidas, como nossas nutricionistas, diretoras e merendeiras, e deixar um agradecimento especial ao prefeito Cuíca, que não mede esforços para que mergulhemos profundamente em todos os quesitos para oferecer uma educação avançada para nossas crianças", completou o secretário.






 


Por: PMSJC.


Postar um comentário

0 Comentários