Flávio Dino está correto no combate à escalada de ameaças nas Escolas

 


* Paulo Baía.

O Ministro Flávio Dino lançou um edital  dispondo para as forças estaduais e municipais de segurança milhões de reais em  equipamento de segurança, pessoal especializado e armamento nas escolas – como portais eletrônicos,  sensores,  câmeras de vigilância, viaturas, armamentos não letais e letais.

Os projetos que se habilitarem ao edital vão especificar, Estado por Estado, Município por Município, caso a caso, as necessidades de cada unidade escolar e/ou universidade, com ações  decididas em conjunto pelas  escolas, forças de segurança e Secretarias de Segurança. O  ministro Flávio Dino está apanhando como boi na sexta-feira da Paixão, na “Farra do Boi”. Quero declarar que o ministro Flávio Dino está certo.

Nas  últimas três semanas a escalada de ameaças de ataques às escolas é enorme. Não se pode desconsiderar esse clima de hostilidade virtual contra as escolas e universidades, mesmo sabendo que a maioria absoluta delas é mentira, é fake.

Se  acontecer um caso, por menor que seja, o Ministro da Justiça e Segurança Pública será responsabilizado por omissão, o Governador do Estado, o  Secretário/a de Estado de Educação,  assim como o secretário/a de Segurança do Estado de Segurança  serão responsabilizados por omissão.

Concordo, não tem que ser apenas repressivo ou policial, mas   no momento essas medidas tomadas por Flávio Dino têm que ser tomadas. É o que as escolas estão pedindo, é o que as famílias estão pedindo,  é o que as crianças e jovens estão pedindo,  é isso que temos que fazer com rapidez. Ao mesmo tempo devem-se construir programas de Cultura da Paz,  Cultura da Tolerância, Cultura do Acolhimento, juntamente com  medidas corretas que o Ministério da Justiça e da Segurança Pública está tomando em relação às plataformas de streaming,  às redes sociais, aos sites e blogs – fazer com que a responsabilidade de todos seja cobrada, para interromper a  onda crescente de ameaças e medos que afasta crianças, adolescentes, jovens, funcionários, professores, professoras das escolas e universidades.

Flávio Dino está corretíssimo. Dou parabéns a ele, ao mesmo tempo que repudio as reação às ações do ministro Fábio Dino com teses de que são ” punitivistas”. As ações e respostas de Flávio Dino são emergenciais e necessárias. Que de imediato se elaborem projetos estruturais de Cultura da Paz, Cultura dos Direitos Humanos e Cultura da Tolerância, projetos intramuros nas escolas e universidades juntamente com projetos extramuros, pois esses males estão presentes na sociedade, nas comunidades, nas famílias, como efeito da escalada da intolerância dos últimos dez anos, a partir de 2013.

*Sociólogo, cientista político e professor da UFRJ.



Fonte: agendadopoder.com.br


Postar um comentário

0 Comentários