Ministra anuncia na Alerj apoio para o complexo industrial da saúde e fala em regulação de leitos com estado e município do Rio

 

 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), nesta sexta-feira (31/03), para se reunir com o presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (PL), e parlamentares da Comissão de Saúde. Entre os temas, a recuperação dos hospitais da rede federal sediados no estado e a reativação do grupo de trabalho para reestruturação do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Hoje, o Rio possui um déficit de 500 leitos e 8 mil pacientes na fila de espera por uma cirurgia. A ministra garantiu, já nesse primeiro momento, a montagem de um grupo de trabalho para começar a estudar o complexo econômico.

“Sobre os hospitais federais, nós já conseguimos aumentar o número de leitos e queremos avançar para uma regulação articulada com o Governo do Estado e o município do Rio de Janeiro. É um cenário complexo, mas temos muitas potencialidades como o Complexo Econômico-Industrial da Saúde, já que o estado abriga inúmeras universidades e centro de pesquisas”, comentou a ministra. Bacellar completou: “Com a cooperação entre os governos Federal e Estadual, vamos avançar nas políticas para o setor”.


A ministra também destacou que as solicitações feitas pelos parlamentares estão entre as ações que o Ministério da Saúde vem realizando. No encontro, o presidente da Comissão de Saúde, Tande Vieira (PP), falou sobre a importância de se recuperar de fato o complexo econômico industrial da saúde. Outro anúncio feito por Nísia foi o retorno do credenciamento e do pagamento das equipes do programa Saúde da Família.

 “O estado perdeu 50% dos seus leitos na última década. Os hospitais federais precisam atuar na alta complexidade de forma plena, e ela disse que isso está entre as prioridades do ministério. Solicitamos ainda a reorganização das portarias de Oncologia e Cardiologia e investimentos na atenção básica. O início do grupo de trabalho para complexo e o retorno do financiamento para equipes de Saúde da Família são ótimas notícias”, comemorou Tande.


Por: Marcus Alencar / Agenda do Poder.

Postar um comentário

0 Comentários