PL das Fake News tem aprovação nas redes sociais, segundo levantamento

 

 

Levantamento feito pela empresa de monitoramento de redes sociais BuzzMonitor mostra que a discussão sobre o PL 2630, o projeto de lei conhecido como PL das Fake News, tem boa aprovação nas redes sociais. As informações são da jornalista Rebeca Oliveira, do blog #HASHTAG, da Folha de São Paulo.

Segundo o estudo, 53,9% das publicações no Facebook, Instagram e Twitter mencionam o PL de forma positiva; 40,5% das menções são negativas e 5,6% são neutras. A conversa ocorre principalmente no Twitter, que corresponde a 93,1% do conteúdo. Em seguida vem o Facebook, com 6,6% das publicações, e o Instagram, com 0,4%.

O PL 630/2020 prevê a criação da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet e foi proposto originalmente pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). O projeto teve urgência aprovada, mas foi retirado da pauta de votação no Congresso em meio à perspectiva de que não seria aprovado. 


Os principais pontos do projeto inicial incluem responsabilização às plataformas por contas inautênticas, moderação de conteúdo com violações à Lei do Estado Democrático de Direito e de direitos da criança e do adolescente e remuneração de conteúdos jornalísticos pelas plataformas.

Big techs como Google, Meta, TikTok, Twitter e Telegram criticam o proejto. O Google diz que o texto pode colocar em risco a busca por informações de qualidade e o Telegram fala em censura das redes sociais e “fim da liberdade de expressão”. As iniciativas, como a do disparo de mensagens para usuários e link para artigo que distorce o PL na página de buscas, foram combatidas pelo STF, que abriu inquérito sobre os dirigentes do Google e do Telegram no Brasil que tenham atuado contra o projeto.


Via: Agenda do Poder.

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