Concurso PMERJ: governador manda anular prova após fraude


 

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, mandou suspender as provas do concurso PMERJ para soldado, após suspeitas de fraude.



O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, mandou anular a prova do concurso PMERJ para soldado, que foi aplicada no último domingo, 27. O exame será reaplicado.


Na manhã desta quinta-feira, 31, Castro gravou um vídeo, que foi exibido primeiramente pelo Bom Dia Rio, da TV Globo, e anunciou a anulação das provas.


A reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da PMERJ, que também confirmou a informação.


Cláudio Castro garante que o concurso público não foi cancelado, mas que não houve outra alternativa diante dos fatos apresentados a não ser a anulação das provas.


“Contratamos uma empresa para realizar um concurso e o que vimos no último fim de semana é inadmissível. Diante do que foi amplamente mostrado nas redes sociais, e em respeito aos candidatos que agiram corretamente, não me resta alternativa que não seja cancelar a prova objetiva”, disse o governador ao portal G1.

 

O governador se manifestou na segunda, 28, sobre o ocorrido. 


De acordo com o governador, em breve será divulgada uma nova data para a realização das provas. Segundo ele, a nova avaliação ocorrerá ainda este ano.


Cláudio Castro informou, ainda, que foi aberta uma investigação dura para punir os envolvidos nas tentativas de fraudes na prova do concurso PMERJ, para o cargo de soldado.


Vale lembrar que a Polícia Militar do Rio de Janeiro notificou a banca organizadora, o Ibade, com um prazo de 24 horas para respostas sobre os ocorridos, denúncias e irregularidades apresentadas. A banca, por sua vez, alegou "imagens com textos adulterados".

Cláudio Castro anuncia anulação das provas do concurso PMERJ, após tentativas de fraude

(Foto: PGE RJ)


Assim como previsto em cronograma, os gabaritos provisórios foram publicados na terça-feira, 29, pela banca organizadora. O prazo para recursos era até esta quinta-feira, 31.


Este foi o maior número de inscritos de um concurso PMERJ para soldados, sendo quase 120 mil inscritos. Castro comenta que a grande procura reflete o quando a carreira voltou a ser valorizada.


A Polícia Militar do Rio de Janeiro visa preencher neste concurso 2 mil vagas para soldados. Desse quantitativo, 200 são para sexo feminino e 1.800 para o sexo masculino. 

Veja o que aconteceu nas provas da PMERJ

As provas do concurso PMERJ foram marcadas por denúncias de candidatos. Eles relataram atraso na abertura e fechamento dos portões, uso de celulares, fiscais despreparados e mais. Além disso, uma operação da corporação prendeu 20 criminosos.


No domingo, 27, Folha Dirigida por Qconcursos esteve no campus de Nova Iguaçu da Estácio de Sá, realizando a cobertura dos exames.


Por lá, os portões fecharam com quase 30 minutos de atraso. As provas começaram somente às 11h, com duas horas de atraso, e não haviam fiscais suficientes.


Em grupos de mensagens, candidatos trocaram detalhes da prova e passaram respostas. 



Como foram as provas da PMERJ?


Nesta primeira etapa, foram cobradas 50 questões, com a seguinte distribuição:

  • Língua Portuguesa (dez questões);
  • Matemática Básica (dez);
  • Noções de Direitos Humanos (dez);
  • Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ (dez); e
  • Noções de Direito Penal e Processo Penal (dez).

Cada questão terá o valor de dois pontos. Será classificado na prova objetiva quem obtiver concomitantemente 60% dos pontos e não zerar nenhuma disciplina. 


Fonte: Folha.qconcursos.com


Postar um comentário

0 Comentários