Alerj publica a CPI da Transparência; veja a composição

 



A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) publicou em edição extra do Diário Oficial a abertura da CPI da Transparência. A Comissão Parlamentar de Inquérito investigará o desrespeito no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo governo do estado e os processos sigilosos do Sistema Estadual de Informações (Sei) do governo estadual. A proposta é do deputado Alan Lopes (PL) que vai presidir a Comissão.

Alan Lopes diz a CPI será um mecanismo importante de controle externo do Executivo para “salvaguardar o erário fluminense”.

— Está CPI terá como objetivo o levantamento de informações que hoje são consideradas obscuras. A primeira etapa do trabalho se concentrará nas contratações pouco transparentes de OSs e ONGs, pois tem sido recorrente o envolvimento desta modalidade de organizações em denúncias e escândalos de desvios de recursos públicos — diz o deputado.

Também na edição extra, o presidente Rodrigo Bacellar (União) nomeou os outros seis membros da CPI: Rodrigo Amorim (União), Filippe Poubel (PL), Marcio Canella (União), Thiago Rangel (PMB), Yuri (PSOL) e Marcelo Dino (União). Os suplentes serão Val Ceasa (Patriota) e Giovani Ratinho (Solidariedade).

Em fevereiro, O GLOBO mostrou que os deputados articulavam a criação dessa e outra CPI. A da Transparência já tinha as assinaturas necessárias mas só foi aberta três meses depois. Nas últimas semanas os embates entre Bacellar e o governo fluminense aumentaram. Após a nomeação do secretário da Polícia Militar ter sido ligada ao presidente da Alerj, Bacellar foi às redes sociais negar e disse que “covardes” implantavam informações para blindar o governador.

Com informações O Globo*



Fontes: Tribunanf


Postar um comentário

0 Comentários