Debates e batalhas judiciais sobre interferências na via mais famosa do balneário, que é tombada, se arrastam desde 2013
Uma das cidades mais procuradas pelos turistas no Réveillon, Búzios, na Região dos Lagos, se vê novamente em meio a uma antiga polêmica. Os visitantes foram surpreendidos pela nova aparência da Rua das Pedras, a mais famosa da cidade, que ganhou uma nova camada de concreto para as festas de fim de ano.
A medida reacendeu uma polêmica que se arrasta desde 2013 – seis anos antes do tombamento da via – quando foram feitas as primeiras intervenções na Rua das Pedras. Moradores e turistas compartilharam vídeos neste domingo (29) se mostrando surpresos com o que viram, já que as pedras parecem terem ficado apenas no nome.
Uma das mais indignadas foi a atriz Alexia Dechamps, uma das mais famosas e tradicionais moradoras de Búzios. Ela publicou um vídeo cobrando explicações e criticando duramente do prefeito reeleito, Alexandre Martins.
“O que é isso prefeito @oalexandremartins?? Se é uma questão de acessibilidade porque não liberam as calçadas então? Devolvam as calçadas para os pedestres @oalexandremartins. Já imaginou se Paraty, Pelourinho em Salvador, Ouro Preto resolvem seguir esse exemplo absurdo??”, indignou-se Alexia.
A jornalista Hildegard Angel comprou a briga e também criticou Alexandre Martins. Ela lembrou que a Rua das Pedras foi tombada e declarada Patrimônio Histórico do Estado do Rio em 2019.
“O ‘doido de pedra’ prefeito de Búzios acaba de cimentar a histórica e icônica Rua das Pedras (foto 1), tombada pelo Patrimônio (foto 2)!!!”, escreveu Hildegard na legenda de uma publicação no Instagram.
A polêmica envolvendo a Rua das Pedras começou em 2013, quando a Prefeitura de Búzios começou a rejuntar com cimento o piso estilo pé-de-moleque. À época, a administração municipal justificou a ação alegando que decidiu rejuntar as pedras atendendo a pedidos de comerciantes e turistas que sofreram acidentes, em sua maioria mulheres que usam sapato de salto alto.
Dez anos depois, em 2023, mais uma controvérsia envolveu o centro histórico de Búzios, quando o prefeito Alexandre Martins promoveu um frenético quebra-quebra em algumas ruas, gerando uma batalha por conta da substituição de tradicionais paralelepípedos por piso intertravado (de concreto) e da colocação de ruas no mesmo nível de calçadas.
0 Comentários