VLI informou que rota será administrada e operada pela Amigos do Trem, mas para que o projeto se concretize ainda é necessário aval da ANTT
O percurso inicial do trem Rio-Minas terá 36 quilômetros de extensão, cruzando as belas paisagens naturais que fazem divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Este novo trajeto se soma aos outros dois já oferecidos no Rio de Janeiro: o Trem do Corcovado, o mais movimentado do país, e o Trem Miguel Pereira. Além desses roteiros turísticos, o Rio conta com uma malha ferroviária de 270 quilômetros operada pela SuperVia, que abrange a capital e mais 11 cidades, além do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
O contrato para a implementação do trem Rio-Minas foi assinado em Brasília na última quarta-feira (11). A VLI informou que a rota será administrada e operada pela Amigos do Trem, mas para que o projeto se concretize, ainda é necessário obter o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Quatro locomotivas da VLI serão utilizadas nesta nova rota, que também contará com o suporte de uma oficina ferroviária em Recreio (RJ), além de pátios e linhas de manobra. O investimento na malha ferroviária foi de cerca de R$ 40 milhões, incluindo a troca de 5 mil dormentes. A logística da implantação prevê o transporte dos vagões da Amigos do Trem para Três Rios, o que deve ocorrer em até 120 dias após a assinatura do contrato.
Na avaliação da associação, o “projeto reforça o potencial de novas iniciativas ferroviárias. O trem turístico Rio-Minas, idealizado em 2015 pelo visionário Paulo Henrique do Nascimento, fundador da Oscip Amigos do Trem, é muito mais do que um projeto ferroviário: é um resgate da história, um impulso ao turismo e um motor de desenvolvimento econômico para cidades do Rio de Janeiro e de Minas Gerais”, diz trecho de publicação da associação numa rede social.
Com informações da Folha de S. Paulo.
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