Trump amplia guerra tarifária e ameaça impor taxas de 100% a países do Brics
A Casa Branca confirmou nesta sexta-feira (31) que os Estados Unidos irão impor uma tarifa de 10% sobre importações da China, em uma nova escalada da política protecionista do presidente Donald Trump. A medida entra em vigor neste sábado (1º).
A taxação sobre produtos chineses se soma às tarifas de 25% anunciadas anteriormente para exportações do México e do Canadá, dois dos principais parceiros comerciais dos EUA. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, a nova medida contra a China seria uma resposta à suposta entrada de fentanil no país.
Desde o início de seu segundo mandato, Trump tem reforçado sua agenda econômica nacionalista, utilizando tarifas como forma de pressionar parceiros comerciais. Além das sanções aplicadas contra China, México e Canadá, o republicano ameaçou impor taxas de até 100% sobre produtos vindos de países do Brics, bloco do qual o Brasil faz parte.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu às declarações de Trump e afirmou que, caso as sanções sejam impostas, o Brasil tomará medidas de reciprocidade.
Com informações de Metrópoles
0 Comentários