Lula demite Nísia Trindade e vai nomear Padilha para o Ministério da Saúde

 



Presidente estava insatisfeito com a falta de resultados da pasta; mudança gera expectativa de que reforma ministerial avance


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu, nesta terça-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e confirmou Alexandre Padilha (PT) como seu substituto. A decisão foi comunicada em reunião no Palácio do Planalto, que contou com a presença de Padilha e da própria ministra, informa Igor Gadelha, no Metrópoles. Lula esta insatisfeito com a falta de resultados de Nísia no comando da pasta. O Globo também informa que Padilha comandará o ministério.


A expectativa agora é de que a mudança na Saúde deflagre enfim a reforma ministerial que vem sendo ventilada nos bastidores desde o final do ano passado.


O Planalto informou em nota que a posse do novo ministro será no dia 6 de março (quinta-feira).


A saída de Nísia já vinha sendo cogitada há semanas, com Lula expressando insatisfação nos bastidores. A oficialização ocorreu poucas horas após ela participar de um evento no Planalto ao lado do presidente, onde foram anunciadas parcerias para a produção de vacinas. Antes da cerimônia, Lula teve outra conversa com a ministra, na presença de Rui Costa, chefe da Casa Civil, e de outros integrantes do governo.


Servidora de carreira da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia assumiu o Ministério da Saúde no início do governo Lula, em janeiro de 2023, com forte apoio de Padilha. Seu nome foi indicado pelo então ministro das Relações Institucionais, que agora retorna ao cargo que ocupou entre 2011 e 2014, no governo Dilma Rousseff.


Após ser informado oficialmente por Lula sobre sua nomeação, Padilha voltou ao seu gabinete no quarto andar do Planalto e se reuniu com sua equipe. O petista terá o desafio de dar continuidade às políticas da pasta e fortalecer a articulação política do governo no setor da saúde.

Postar um comentário

0 Comentários